sábado, 11 de novembro de 2017

[Semana Especial Tartarugas Até Lá Embaixo] Quando um livro mexe com você
















No nosso último dia da semana especial , vamos falar sobre os livros de Green que nos marcam.
Ontem eu postei sobre meus favoritos mas de verdade fiquei pensando no como Tartarugas Até Lá Embaixo mexeu muito comigo. A razão é que Holmes tem TOC e isso vocês já sabem, eu nunca tive - já contei que tive depressão e síndrome do pânico, mas TOC nunca - no entanto convivi 5 anos com uma pessoa que tinha e que não achava nada demais ter. Ou que não achava que tinha na verdade.
Nesses anos eu li muito sobre o assunto on line, e tentei com que a pessoa fosse até um psiquiatra mas claro que a mesma se recusava.
Não tenho mais nenhum contato, mas na época era doído ver que o TOC com limpeza fazia com que não encostasse nunca em trincos, em corrimões e em ferros de transportes públicos. Eu sei que podemos evitar porque somos cientes de que é de fato sujo, mas era de uma forma não sadia, não sou médica para diagnosticar o grau do TOC, mas tem noção que a pessoa não saía antes de limpar a casa inteira!! Isso fazia com que nunca chegássemos nos lugares cedo, tudo tinha que ser marcado bem tarde para que finalizasse a faxina, para completar não era permitido entrar em seu quarto, pois tinha muita sujeira trazida da rua.
No livro Holmes sabe que sofre com isso e até tenta esconder de quem conhece. Certos livros nos fazem reviver momentos como esse, e mesmo que a gente não sinta a menor saudades da pessoa, percebe que sem ajuda especializada não há cura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)