sábado, 11 de novembro de 2017

[Semana Especial Tartarugas Até Lá Embaixo] Quando um livro mexe com você
















No nosso último dia da semana especial , vamos falar sobre os livros de Green que nos marcam.
Ontem eu postei sobre meus favoritos mas de verdade fiquei pensando no como Tartarugas Até Lá Embaixo mexeu muito comigo. A razão é que Holmes tem TOC e isso vocês já sabem, eu nunca tive - já contei que tive depressão e síndrome do pânico, mas TOC nunca - no entanto convivi 5 anos com uma pessoa que tinha e que não achava nada demais ter. Ou que não achava que tinha na verdade.
Nesses anos eu li muito sobre o assunto on line, e tentei com que a pessoa fosse até um psiquiatra mas claro que a mesma se recusava.
Não tenho mais nenhum contato, mas na época era doído ver que o TOC com limpeza fazia com que não encostasse nunca em trincos, em corrimões e em ferros de transportes públicos. Eu sei que podemos evitar porque somos cientes de que é de fato sujo, mas era de uma forma não sadia, não sou médica para diagnosticar o grau do TOC, mas tem noção que a pessoa não saía antes de limpar a casa inteira!! Isso fazia com que nunca chegássemos nos lugares cedo, tudo tinha que ser marcado bem tarde para que finalizasse a faxina, para completar não era permitido entrar em seu quarto, pois tinha muita sujeira trazida da rua.
No livro Holmes sabe que sofre com isso e até tenta esconder de quem conhece. Certos livros nos fazem reviver momentos como esse, e mesmo que a gente não sinta a menor saudades da pessoa, percebe que sem ajuda especializada não há cura.


4 comentários:

  1. Olá! Não tenho TOC e também não conheço ninguém próximo que tenha, mas acho super válido a iniciativa do autor em abordar esse tema que ainda é pouco discutido.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho umas manias que as vezes me irritam, mas eu tento não exagerar para não piorar. O ruim é que fazer curso na área da saúde fez minhas manias piorarem :(
    Mas acho que não é TOC, mas sei que podem virar...

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  3. Oi Raffa...
    Também nunca tive TOC, mas às vezes nos pegamos com algumas manias excessivas, que se não tomarmos cuidado, creio que podemos desenvolver algo muito próximo dessa doença... Vale pensar que tudo tem que ter equilíbrio... Preciso ler esse livro e garanto que vai mexer muito comigo...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Aah Raffa espero ler esse livro logo, fiquei encantada com as resenhas que acompanho da obra, e o tema tá mto bacana...Green sabe como conquistar leitores...
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)