terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Menina que via Filmes: The Post: A Guerra Secreta [Crítica]

Título Original: The Post
Título no Brasil: The Post: A Guerra Secreta
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Bob Odenkirk, Bradley Whitford
Ano: 2017
País: EUA
Duração: 115 min
#06












 Os EUA que são conhecidos como a Terra da Liberdade e cujo símbolo maior é uma estátua com o mesmo nome, se vê envolvido em pleno ano de 2017/2018 nas Fake News que muitos afirmam que é o motivo maior do atual presidente ter ganho as eleições. Mas isso não começou agora...há anos atrás, tivemos um grande escândalo na época do governo de Richard Nixon e que envolvia  a guerra do Vietnã.

É nesse cenário que somos inseridos por um Spielberg inspirado que deixa o filme bem redondo como é sua marca registrada e ajuda quem nada conhece da história em si a adentrar no mundo do Washigton Post, um dos jornais mais famosos dos Estados Unidos onde a editora chefe Kay Graham( Meryl Streep excelente como sempre <3!) se vê testando seus limites e sua competência já que assumiu esse posto depois da morte de seu marido.
Também temos com um jornalista sem limites Tom Hanks no papel de Bem Bradlee, o filme é uma aula de jornalismo, na verdade uma visão daquilo que aprendemos na faculdade sobre ética, sobre não se deixar censurar a verdade, doa  quem doer...sabe?
Somos envoltos na atmosfera de segredos da Guerra que já durava há alguns governos, mas o que fazer? Publicar e arriscar que seus jornalistas sejam presos? Esconder e deixar de mostrar a verdade à seu público? Como aguentar a pressão do governo?

Difícil imaginar um mundo onde a verdade deva ser escondida, onde a imprensa sofra retaliações para quem assim como eu não viveu a ditadura, mas seria uma ingenuidade sem limites acreditar em tudo que lemos e não acreditar no que publicam..contraditório? Com certeza! E ainda simum show de filme e de interpretação de Meryl e Hanks, ela mais uma vez indicada ao Oscar de Melhor atriz, merecidamente, mas também daria uma indicação para ele..

Acertando no tom e na fotografia o filme é excelente. Vale mesmo todas as indicações e ainda digo mais: super atual apesar de não se passar nos dias atuais. Uma mulher tem o poder de decisão. Um jornal deve ou não publicar o que sabe? Qual o limite do governo?

2 comentários:

  1. Meryl e Hanks são ótimos, só por eles já veria o filme, o tema também é muito interessante ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Importante um filme trazer os bastidores ou a luta do jornalismo, do bom jornalismo, para publicar uma história baseada em fatos e acontecimentos reais e mostrar o quanto é difícil enfrentar o 'governo' para que esses fatos sejam repassados ao público para conhecimento da sociedade.
    E com as atuações de ícones como Tom Hanks e a fabulosa diva Meryl Streep, ainda com direção do mago Steven Spilberg, nem dá para perder, né?
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)