quinta-feira, 29 de março de 2018

[Resenha] Mudbound @editoraarqueiro






































Título Original: Mudbound
Título no Brasil: Mudbound - Lágrimas sobre o Mississippi
Autora: Hilary Jordan 
ISBN-13: 9788580417821
ISBN-10: 8580417821
Ano: 2018 / Páginas: 272
Idioma: português 

Editora: Arqueiro


  por Bianca Silveira

O livro começa com um enterro e as narrações que se seguem retomam os acontecimentos que antecederam este enterro. Cada capítulo é a narração de um personagem, começando por Laura, uma mulher por volta de 30 anos que já tinha se conformado em ficar solteirona, já que na sua idade nessa época mulheres já deveriam estar casadas, conhece Henry e começam um relacionamento e logo ela se apaixona. Bem, se apaixonar não é a palavra certa, Laura queria mais é casar e formar uma família e viu em Henry sua última oportunidade. Após um tempo casados Henry comunicou à esposa que finalmente realizaria seu grande sonho de comprar uma fazenda e que se mudariam para lá.
O problema é que Henry nunca disse nada sobre esse sonho e muito menos perguntou a opinião da esposa sobre uma mudança tão grande em suas vidas. Mas Henry era assim, fazia as coisas do seu jeito e pouco se importava com a opinião da esposa. A fazenda ficava em um lugar inóspito, isolado do mundo, sem encanamento e energia elétrica, imagina o desespero de Laura ao saber que terá que morar num lugar como esse, uma mulher acostumada com a cidade e com conforto. Para piorar ela terá que morar com o sogre, um ser desprezível e insuportável. 
Após um tempo morando na fazenda a família recebe a visita do irmão de Henry, Jamie que acaba de voltar da guerra e sofre com os efeitos pós-guerra. Jamie está sempre bebendo e se envolvendo em confusão. Por falar em confusão O irmão de Henry inicia uma amizade polêmica com Ronsel, filho de Hap e Florence que são empregados da fazenda de Henry. Hap também era um ex-combatente e que além de sofrer com os efeitos pós-guerra sofria com o racismo dos americanos. Como passou um tempo na Europa, Ronsel pode experimentar o que é ser tratado como um ser humano de verdade, sem ser discriminado por sua cor.  Amizade polêmica porque Ronsel é negro e como o livro se passa na década de 40 os negros ainda sofriam com a segregação racial e a amizade de um negro com um branco não era bem vista pela sociedade e logo isso traria consequências graves para todos. 
O livro é forte e impactante. Mostra a realidade vivida pelos negro da época que sofriam com o racismo, na verdade ainda sofrem. A trama se passa na década de 40, quando a segregação ainda era aplicada, os negros eram tratados como animais e como seres de segunda classe. É impressionante como o racismo está enraizado em todos os personagens do livro, Jamie é talvez o único a não mencionar o negro como alguém inferior, era o único a não demonstrar nenhum preconceito.
Mudbound é o livro de estréia de Hillary Jordan, já foi adaptado para os cinemas e ainda concorreu ao Oscar! Sem dúvidas merece ser lido por todos para compreendermos que o racismo ainda existe e precisa ser combatido.


3 comentários:

  1. Tão triste ler algo assim e saber que muita coisa ainda não mudou.
    O racismo é algo tão presente ainda nos dias de hoje, e é um misto de indignação e vergonha, tudo misturado por saber que ainda há pessoas assim.
    Ainda não li o livro e nem vi a adaptação, mas tá tudo enfileirado pra ver e ler..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada em ler o livro.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Acompanhei aqui no blog sobre o filme e fiquei mto interessada em conhecer, ainda não tive tempo de ver mas logo qro conferir assim como o livro tbm, parece tão bom qto o filme deve ser.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)