sábado, 10 de março de 2018

[Resenha] O Clube da Luta Feminista @editorarocco
























Título Original: Feminist Fight Club
Título no Brasil: Clube da Luta Feminista
Autora: Jessica Bennett
Editora Fábrica 231 ( Editora Rocco) 
#32


Para início de resenha, devo avisar que tenho me encantado cada vez mais com o tema. E isso se dá por vários motivos que tenho feito questão de dividir com vocês principalmente quando aborda mercado de trabalho: é real, eu já vivi muitas das coisas que descrevem nos livros.
Dessa vez, a jornalista Jessica Bennett nos leva para um mundo muito real e como sempre machista. Esqueça quem nem pensa sobre o que é Feminismo, quem levanta  a mão para dizer que isso está na moda, que mulheres são puro mimimi, que isso é coisa de feminazi ou de esquerdopata. Tudo isso é mentira, porque o tema é de todos nós, um exemplo é que eu não tenho raiva de homens, não são só pessoas de esquerda que defendem o feminismo, porque olha só, eu me acho muitas vezes de direita ( apesar de não me sentir representada por nenhum partido ladrão desse país) e não sou lésbica, porque também há o mito de que somente quem não gosta de homem ou está encalhada levanta essa bandeira.
Se notarmos ao nosso redor estamos cheios de exemplos de frases que permitimos ouvir como se não fosse nada demais, e no ambiente de trabalho é ainda pior.
  • Seu marido deixa você trabalhar até tarde assim?
  • Olha, se engravidar sabe que destruirá sua carreira, né?
  • Acho melhor ficarmos com o candidato homem, afinal mulheres são mais emotivas, além de faltarem mais por causa dos filhos que ficam doentes
Você certamente já ouviu uma dessas, e se não sentiu raiva na hora parou e lembrou horas depois o quão ridícula toda essa situação é.
Nesse livro encontramos diversas dessas situações e precisamos rever nossos conceitos, precisamos saber que ser mulher não faz com que  a gente seja mais frágil, incapaz ou um bibelô para nosso chefe.
Devemos enfrentar o machismo todos os dias de cabeça erguida, dar voz à outras mulheres e não permitir que homem algum fale por você. 
Bennett de forma divertida mas também real nos mostra quantas vezes passamos por isso no nosso dia a dia e nem sempre nos tocamos de que só existe porque permitimos, porque aceitamos um papel que não é o nosso.
As estatísticas estão aí para provar que há muito poucas mulheres como CEOs de empresas, de que os homens ainda ganham mais do que nós, e de que muitas vezes como citei acima a vaga vai para o homem porque mulheres não seriam capazes de fazê-lo.
É um livro incrível, agradeço à Editora Rocco pelo envio do exemplar, gravei vídeo falando um pouco mais sobre ele também.



6 comentários:

  1. Hey Raffa!
    Eu ando me interessando mto pelo assunto, ainda não tive oportunidade de ler livros com o tema mas anotei algumas dicas aqui pra começar em breve, gostei de conhecer estre livro tbm, então vai para os desejados.
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Tanta coisa que ainda precisa ser mudada. Vou admitir sem pudor algum, que sempre torci o nariz para esse lance de "grito das mulheres". Sei lá, talvez por nunca ter permitido que algo deste gênero acontecesse comigo. Mas de uns tempos para cá, entendi que é preciso gritar sim, pelas mulheres que ainda não aprenderam seus valores e seu lugar no nosso mundo.
    Cara, o mané roubava seu trabalho na cara dura?
    Esta semana li algo muito bacana, sobre o lance do "Nossa, já sabe cozinhar. Pode se casar!!!"
    Quer dizer que uma mulher que sabe cozinhar algo legal só serve para servir marido??
    Ah vá!
    É hora de mudar pensamentos machistas como este e deixar que toda uma sociedade nos ouça e nos respeite por quem somos.
    Me interessei muito pelo livro e se tiver oportunidade, quero muito ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Raffa
    Vi algumas youtubers falando desse livro e me encantei, estou muito ansiosa para ler, e pelo que ouvi falarem desse livro, sinto que todo mundo (incluindo homens) deveriam ler esse livro, e estou pensando em comprar para começar a ler o mais rápido possível!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei SUPER interessada em ler este livro!!! Necessário!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. E ainda tem as famosas brincadeiras, que apenas quem diz acha engraçado. Infelizmente, essa luta deve ir longe, muita coisa tem que mudar.

    ResponderExcluir
  6. Arrasou lindona. curti. estou buscando sobre esse livro para pesquisa na faculdade. ja vai servir de ajuda pq nao conseguiu a versao pdf, obrigada,

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)