quinta-feira, 19 de abril de 2018

[Resenha] Justin @editoranemo

Título Original: Justin
Título no Brasil: Justin
Subtítulo: como é ser um menino preso em um corpo de menina?
Autor: Gauthier
Editora Nemo
#48


por Raffa Fustagno


Essa foi minha primeira HQ de Gauthier, a quadrinista francesa que fez sucesso com O enterro das minhas exs tratando de sexualidade, retorna com uma história marcante falando sobre transexualidade. À primeira vista pode parecer bobinho pelos desenhos simples, mas ao se abrir o livro percebemos o quanto o assunto é importante e merece ser abordado de debatido.
Até muito pouco tempo atrás eu não sabia o que era ser trans, e tem menos tempo ainda que descobri que por exemplo uma mulher pode ser trans e gostar de mulheres, tudo isso era muito distante do que eu conseguia entender. Uma das pessoas que me deram uma aula sobre o tema e que sempre assisto os vídeos e tenho o imenso prazer de conhecê-la pessoalmente é a escritora Thati Machado. Conheçam o Canal dela para entender do que estou falando.
Voltando ao livro, aqui Justine é uma menina, ela nasceu com esse gênero que era o grande sonho de sua mãe, mas aos 3 para 4 anos começou a perceber que não se sentia uma menina e claro que ao dizer isso para mãe levou uma bronca.
Ela que na verdade vira ele aos poucos, se vê dividida entre ser o que se identifica e seguir o que a genética lhe impôs, mas em nenhum momento ele sente mulher, é aí que percebe que precisa ser o que realmente quer ser: um homem. 
A transição não é fácil nem super aceita por todos, por isso mesmo a HQ é muito real, porque ela lida com um tema delicado que ainda não é comum, imagine que os gays ainda enfrentam os tabus diários da sociedade? Agora imagine explicar para essas mesmas pessoas que há pessoas que não se sentem identificadas com o gênero que nasceram?
Justine vira Justin e vai aos poucos vencendo suas batalhas, mas o preconceito sabemos que não é vencido facilmente. 
Sensível e com uma história envolvente, difícil é ler essa história e não querer entrar nela para dar um super abraço em Justin.

4 comentários:

  1. Acho que é a terceira resenha que leio sobre esta Hq e mesmo não sendo um dos meu gêneros favoritos, tenho gostado muito de ver e ler sobre o assunto,já que não conhecia nadinha.
    Justin tem ilustrações maravilhosas!Tive oportunidade de "ver" o livro recentemente e os traços finos e delicados trouxeram um ar ainda mais leve a um assunto tão pesado.
    Lerei se for possível.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Segunda resenha que leio do livro e que me deixou ainda mais com vontade de ler, faz algum tempo q tenho interesse em ler HQ´S mas ainda não tive oportunidade, espero conseguir ler este tbm, vou add na listinha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Já li "O enterro das minhas exs" e logo que a editora publicou esse, fiquei com vontade de conferir. São temas muito importantes, e tratados em diferentes suportes, podem chegar em diferentes públicos.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, fiquei com muita vontade de ler!!!

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)