terça-feira, 22 de maio de 2018

[Resenha] Direto de Washington @editoraarqueiro

Título Original: Direto de Washington
Autor: Washington Olivetto
ISBN-13: 9788556080332
ISBN-10: 8556080332
Ano: 2018 / Páginas: 400
Idioma: português
Editora Estação Brasil ( Grupo Arqueiro)



por Reinaldo Barros








Esse era um dos livros mais esperados pela turma da comunicação,
mas especificamente da publicidade. Para quem não reconhece o senhor estampado na capa, se trata de Washington Olivetto, um publicitário que virou celebridade por conta de seus trabalhos premiados em festivais internacionais desde o seu começo na profissão.
Washington Olivetto foi um dos responsáveis pela maior campanha
publicitária do mundo, a da Bombril que durou mais de 30 anos e entrou para o livro dos recordes. Olivetto também teve participação na campanha do Meu Primeiro Sutiã da Valisére, na criação do slogan Unibanco 30 horas e várias outras campanhas de sucesso.
A autobiografia possui quase 400 páginas, mas os primeiros 7 capítulos podem ser lidos tranquilamente em pouquíssimos minutos, apesar de já irem surgindo algumas repetições. A meu ver essas repetições se devem, em parte, pelo modo como foi escrito. Não há uma cronologia e o próprio Olivetto contou que foi escrevendo de acordo com o que foi lembrando.

Sem dúvida os primeiros capítulos são os melhores, pois falam sobre os trabalhos mais bem-sucedidos por aqui e pelo mundo. Para os leitores mais novos talvez não faça muito sentido ou até mesmo fique um pouco
confuso, pois as peças mais famosas já têm um bom tempo que deixaram de ser veiculadas. Uma dica que dou é ler ao lado do YouTube, dessa forma você poderá lembrar ou conhecer a peça em questão.
Para os estudantes de publicidade esse pode ser um livro inspirador,
um prato cheio para aqueles que sonham em trilhar uma carreira longínqua. Mesmo que não seja um livro didático, que não fale qual parafuso apertar, Olivetto orienta brevemente como se aperfeiçoar e melhorar o local de trabalho. Agora se você é apenas um curioso e quer saber mais sobre o próprio Washington e não sobre seus trabalhos, bem, aí você terá que pescar nas entrelinhas e nos poucos trechos pessoais em que cita acontecimentos como o sequestro em 2001.
Algumas características me incomodaram um pouco e gostaria de destacar duas delas. Particularmente eu não gosto de rasgação de seda, nem de terceiros, nem as feitas para si mesmo e isso não falta neste livro, o que irrita em alguns capítulos. Logo no começo tem-se a impressão de uma arrogância colossal, proporcional ao sucesso alcançado, contudo, com paciência fui lendo e me lembrei que essa é uma característica muito comum nessa área. Outra característica que me incomodou bastante foram alguns comentários machistas, tanto do próprio quanto de terceiros. Não vou elencar aqui para não parecer coluna do Léo Dias, porém eu te advirto a ter paciência nesses trechos e nos demasiadamente elogiosos.

4 comentários:

  1. Tá aí um livro que não me prendeu tanta atenção, talvez seja o gênero, não tenho mto o costume de ler...Mas para fãs do gênero parece ser um prato cheio.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro quando foi lançado, deixou muitos leitores animados com a leitura. Eu mesma admiro muito o publicitário,mas não entendo bulhufas do trabalho dele.
    Mas eu acho importante não só a quem é da área, mas também a todos nós, saber dos passos de um homem que soube vencer na vida.
    Não é muito minha praia, mas se tiver oportunidade, quero conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro interessante para o pessoal de comunicações ou admiradores do trabalho do publicitário, mas não me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Não fiquei com vontade de ler sobre ele, não é uma área que me interesse.

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)