quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Menina que via Filmes: O ódio que você semeia [Crítica]

Título Original: The Hate You Give Us
Título no Brasil: O O ódio que você semeia
Baseado na obra de Angie Thomas
Data de lançamento 6 de dezembro de 2018 (2h 12min) Direção: George Tillman Jr. Elenco: Amandla Stenberg, Regina Hall, Russell Hornsby mais Gênero Drama Nacionalidade EUA






por Cecilia Mouta


Adaptação para o cinema do livro O Ódio Que Você Semeia, o filme tem uma importante missão de conscientizar sobre o racismo, um assunto tenso, e, ao mesmo tempo, permitir que a narrativa seja jovem e divertida. Bem, o diretor George Tillman Jr. e a roteirista Audrey Wells fizeram seu dever de casa.
A primeira cena do filme já nos situa dentro do mundo da personagem principal, Starr (Amandla Stenberg). Era o momento DA conversa. Muito similar (provavelmente inspirada) com uma cena muito famosa do seriado norte-americano Grey’s Anatomy, Maverick (Russell Hornsby) conversa com seus dois filhos sobre como eles devem se portar caso sejam abordados por um policial. Starr, na época, tinha nove anos. Assim, logo nos primeiros segundos percebemos que a vida de um negro na periferia não é nada fácil. 

Agora, com 16 anos, Starr é uma típica adolescente: estuda, tem um namorado, gosta de esporte. Mas o colégio que Starr estuda pertence a um mundo completamente diferente do seu, cheio de gente rica e branca. Mas ela parece lidar bem com isso. Porém, num certo final de semana, Starr vai a uma festa no bairro onde mora e na volta para casa, vê seu amigo de infância Khalil (Algee Smith) ser assassinado por um policial branco que confundiu uma escova de cabelo com uma arma. 
A partir daí,uma série de conflitos surge ao longo da trama, tanto em relação a sua convivência na região onde mora, quanto em relação a sua escola e a sua vontade de justiça pela morte do amigo. 

É importante pontuar o quão bem feito está o roteiro. O filme é tenso o tempo inteiro. Quando a história parece caminhar para a resolução de um conflito, logo já chega outro, inesperadamente. É o tipo de narrativa que você não consegue descansar. 
Também brilhou no filme as atuações. Em destaque para a protagonista, Amandla, conhecida por interpretar a Rue em Jogos Vorazes. Apesar do início de carreira, o talento de Amandla se destaca. Outro destaque é para Russell Hornsby que consegue trazer o tom certo para o personagem do pai.
O Ódio Que Você Semeia consegue mesclar com perfeição uma história séria e dramática com alívios cômicos que só ajudam a levar a narrativa para frente. Cheio de referências ao mundo jovem quando fala de Harry Potter, ou pela direção de arte nos quartos dos personagens, cheios de pôsteres, o longa-metragem nos mostra a difícil realidade de uma vida negra numa cultura racista. É impossível assistir ao filme e não se emocionar. Com temáticas super atuais e importantes, tem filmes que são quase uma obrigação serem vistos. O Ódio Que Você Semeia é um deles. 


* Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog.
* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.

*Cabine de imprensa à convite da distribuidora



Nota da Raffa:
A história desse livro e consequentemente do filme são extremamente importantes. Por essa razão já falamos dele aqui algumas vezes. confiram abaixo.





Um comentário:

  1. Que filme espetacular!!!!
    Só não afirmo que ele foi o melhor do ano, pois para mim, fã da banda Queen, o melhor foi o "do Queen". rs
    Mas este longa é realmente obrigatório, não só a quem ama cinema, mas a quem ama enredos que mexem de uma forma única com quem está ali assistindo.
    Duas horas que quando a gente termina, fica parada em frente à tela esperando por mais, ansiando por mais.
    Preciso urgentemente ler o livro também!
    Mais do que recomendado!
    Verei novamente com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)