domingo, 17 de março de 2019

[Resenha] Sem você não é verão @intrinseca






































Título Original: It´s not Summer without you
Título no Brasil: Sem você não é Verão
Autora: Jenny Han
Editora Intrínseca
Tradução de Cássia Zanon
Nº de págs: 237
#10

Entre livros mais pesados que amo ler sobre Segunda Guerra e temas sobre aceitação e preconceito eu amo intercalar com livros mais leves, Young Adults, como essa série deliciosa da Jenny Han, deixarei abaixo o link da resenha do 1º livro.
Como essa é uma resenha sobre o 2º livro, talvez ela tenha algum conteúdo que possa ser considerado spoiler. 
Estava "tudo bem" com Belly passando os dias do período mais quente do ano na casa de Taylor, a melhor amiga da cidade em que nasceu, quando ela recebe um telefonema de Jeremiah e fica sabendo que Conrad sumiu. Como "em algumn lugar do passado" ela topa ajudar na procura passando por cima dos sentimentos que tem ou teve pelos 2 meninos. 

A gente já sabe que em Cousins Beach tudo pode acontecer, literalmente. Aqui talvez o único problema seja as atitudes da protagonista, mas eu entendo que ela é muito nova e sua instabilidade e falta de amor próprio muitas vezes seja o motivo de como se coloca em situações que mais velha entenderia que é pura cilada. 
Torcer por ela e Conrad não é uma realidade, e eu me irritei somente com o modo como ela trata sua mãe, que é vergonhoso, não tem desculpa de idade para isso, por favor. 
É preciso sim para quem é mais velho lembrar da idade dela, porque pessoas mais velhas raramente agiriam tão coração e menos razão como ela age nesse segundo livro. 
É triste e  devastador quando sabemos que  Susannah faleceu. Tudo que envolve câncer mexe muito comigo e achei importante a autora abordar o como a perda nos faz crescer "na marra".

Eu pensei que aconteceria algo para que os garotos fossem á terra natal dela antes de iniciar a leitura e não o contrário que ela que teria que voltar ou melhor decidiria por causa do sumiço, Belly está visivelmente magoada ainda e com ódio de Conrad e também sentindo um certo  amor pelo Jeremiah tornando  as coisas mais complicadas para ela, eu ia amar que o embuste do Conrad sumisse para sempre.  Gostei  do segundo livro, porque manteve minha curiosidade sobre o que aconteceu depois do primeiro. Muitas reviravoltas inesperadas, como o desaparecimento de Conrad e sua razão para isso fazem com que a gente mantenha o interesse pela história. Também é interessante ver como as coisas aconteceram entre  Jeremiah e Belly. Uma das forças deste livro é como ele ocasionalmente muda a perspectiva do que achamos que vai acontecer, apesar de saber que muitos sentirão ódio e amor por Belly e suas ações. Na maior parte do livro, a história é contada no ponto de vista de Belly. No entanto, ocasionalmente, o autor conta partes da história da perspectiva de Conrad ou Jeremiah. Isso dá aos leitores uma ideia melhor de como cada personagem se sente. Aguardem que pretendo fechar  a trilogia muito em breve. 

*Fotos tiradas no Hotel Foz Plaza em Foz do Iguaçu, Paraná. 


















5 comentários:

  1. Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade. Adorei sua foto com o livro :))

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que tenha se criado uma expectativa grande em relação a esta nova trilogia da autora que conquistou inúmeros fãs com sua Lara Jean. Mas desde que li a resenha do primeiro livro, deu para perceber que o nível não está igual.
    Isso é bom? De certa forma sim,mas não sei se entendi certo, neste segundo livro, parece que a autora deu uma perdidinha no enredo.
    Mesmo com os spoilers do primeiro livro, não teve tanta emoção, tanto sentimento e somente a perda para a doença tenha mexido de fato com o leitor.
    Mesmo sentindo isso, quero muito saber como tudo terminará e claro, ler desde o primeiro livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Bem, faz tempo que não leio livros mais adolescentes, acabei enjoando, mas gostei de ver que fala sobre perdas e o quanto são dolorosas, pode ser que dê uma chance na leitura.
    Amei sua foto nessa piscina linda, s´assim para abrandar o calor, né?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo cada vez menos esse tipo de livro justamente pelo mimimi de adolescentes, não estou tendo mais paciência pra isso, haha.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada dessa autora, acho q não faz muito o meu estilo de leitura no momento. Quem sabe algum dia volte a me interessar por livros assim.
    Beijos 😊

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)