terça-feira, 6 de outubro de 2020

Menina que via Filmes: Influência ( Festival É tudo Verdade)

 




Influência (Influence)
Direção: Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul/ Canadá, 105'
Idiomas: inglês e espanhol – Classificação indicativa: livre

Sinopse: Uma análise da expansão recente do universo da desinformação por meio de uma investigação exclusiva sobre a ascensão e queda de uma das maiores empresas de relações-públicas e e-reputação, a multinacional britânica Bell Pottinger.


Avaliação: 4 claquetes

por Cecilia Mouta












Influência é um documentário sobre a empresa multinacional britânica de relações públicas Bell Pottinger. O longa segue o perfil de documentários que, podemos dizer, tira a sujeira debaixo do tapete. Toca na ferida, fala sobre escândalos.

O documentário foca em falar sobre a trajetória de Tim Bell, um homem muito influente no mundo das relações públicas. Perpassando pelos seus trabalhos, percebemos, através de entrevistas, como a política era pensada sob o trabalho de Tim. Campanhas políticas pensadas com a mesma lógica de campanhas publicitárias. Foi assim que Margaret Thatcher foi eleita primeira-ministra. Acompanhamos também trabalhos dele na África do Sul, suas relações com a política russa e norte-americana.

E ao longo dos anos de trabalho, vemos a empresa entrar no mundo da corrupção, até que vários de seus funcionários até hoje estão respondendo processos.  Tim Bell hoje está afastado desse mundo e se diz inocente diante das acusações que recebeu.

Bell Pottinger foi uma empresa muito importante no cenário político do século XX e vemos como a questão da influência, seja ela política ou social, é perigosa. Nas mãos das pessoas erradas, se torna uma arma.

É um documentário muito interessante para nos fazer pensar sobre onde está o domínio da informação, como consumimos informação e alerta sobre a importância de ter uma população com senso crítico.


2 comentários:

  1. Cecília!
    Difícil separa a influência dos empresários no mundo político e religioso e social, e vice-versa.
    O documentário deve mostrar tudo o que está por trás das grandes empresas influenciadoras, através de seus empresários.
    Lembro do caso e foi bem alardeado na época, pena que não fizeram o acompanhamento de como tudo terminou...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse documentário,mas aproveitando esse ano que praticamente estamos sem filmes novos, exceto pelas plataformas virtuais, ando vendo muitos documentários e séries.
    Por isso, com certeza, já vou tentar ver esse sim!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)