quinta-feira, 26 de maio de 2022

[Festival Varilux 2022] Novo filme de François Ozon, que celebra Fassbinder, estreia no Festival Varilux

 














LONGA REVISITA O CLÁSSICO ‘AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT’ E MARCA O RETORNO DE OZON À TEMÁTICA LGBTQIA+

A obra de François Ozon está de volta, pela oitava vez, ao Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece entre 21 de junho e 6 de julho - com todos os filmes estreando exclusivamente nos cinemas de todo o país no dia 23. O festival traz o trabalho mais recente do diretor, ainda inédito no Brasil: “Peter Von Kant”, que abriu o último Festival de Cinema de Berlim e foi indicado ao Urso de Ouro. Baseado em “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, obra prima do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, o longa troca a personagem Petra por Peter, que se envolve amorosamente pelo jovem Amir e marca, assim, a volta de Ozon à temática LGBTQIA+.


No longa, o diretor de cinema Peter Von Kant vive com seu assistente, Karl, a quem constantemente maltrata e humilha. Sidonie, uma grande atriz e musa do passado nos filmes de Peter, o apresenta a Amir, um jovem aspirante a ator. Peter se apaixona pelo rapaz e o convida para morar com ele em seu apartamento e, em troca, lhe abriria as portas da indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que Amir ganha fama, termina o relacionamento com Peter, que se vê sozinho e obrigado a lidar com seus próprios demônios.


Com atuações brilhantes – em destaque: Denis Ménochet, na pele de Peter; Isabelle Adjani, que vive Sidonie; e Khalil Ben Gharbia, como Amir -, o filme revisita a obra de Fassbinder, sem deixar de lado a identidade de Ozon. Embora seja menos apegado ao melodrama e mais dinâmico que o original, “Peter Von Kant” se mantém fiel à mesma intensidade emocional, traz a temática LGBTQIA+ e trata, também, de relações de dominação e submissão tanto no plano individual quanto no sociológico, expandindo-se para uma reflexão sobre a própria lógica capitalista que se resvala nas atitudes das pessoas.

 

PETER VON KANT

2022 / 1h26 / Comédia, Drama

Com: Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia, Stephan Crépon

Direção: François Ozon

Distribuição no Brasil: Bonfilm

 

Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios.




A edição

A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, exclusivamente nas salas de cinema de todo o Brasil, traz uma programação variada com obras integrantes de grandes festivais. Entre os gêneros estão comédia, drama, suspense e animação. Além de filmes inéditos e recentes da filmografia francesa, um clássico será homenageado e uma produção fará alusão aos 400 anos do nascimento do dramaturgo Molière.


A delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde serão promovidas sessões seguidas de debate. Haverá ainda exibição de séries francesas, uma novidade da edição, uma masterclass e um encontro de profissionais sobre o formato nas duas cidades.


A atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, em sua quinta edição, inscreve até dia 1º de junho pelo site https://variluxcinefrances.com/ Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.


Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes Bonfilm, California Filmes, Elite Filmes, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:


Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Use a hashtag: #FestivalVarilux

Twitter: @variluxcinefr 

 

Sobre a Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 12 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,1 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e que já teve uma edição em São Paulo, além de cinemas de todo Brasil.

4 comentários:

  1. Temas fortes sendo abordados: Relacionamento entre idades diferentes, até onde devemos ir em busca de um sonho, o uso da influência para conseguir algo, LGBTQIA+.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Filme já com tanta representatividade para chegar até nós!!!Que maravilha. Acho que por isso agradeço tanto por ter conhecido um pouco sobre o Festival.
    Oportunidade única de ver ótimos filmes!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Vem muita coisa boa por aí não é?

    ResponderExcluir
  4. Já estou prevendo um mês de Junho recheado, pois há anos acompanho o fesetival por seus olhos e você sempre acerta a mão nos filmes que escolhe para ver.
    Olha aí o tema necessário à tona!!!
    Adorei!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)