quarta-feira, 17 de junho de 2015

[Resenha] Lugares Escuros @intrinseca

Título Original : Dark Places
Título no Brasil : Lugares Escuros
Autora : Gillian Flynn
Editora Intrínseca
Número de págs: 351
Tradução: Alexandre Martins







Uma de minhas autoras favoritas, Gillian consegue mais uma vez fazer um livro sem defeitos, onde as peças se encaixam sem que saibamos o que de fato ocorreu sem que ela própria o revele. 
Libby Day já tem mais de 30 anos mas nunca trabalhou e nem cogita em fazê-lo, seu ganha pão é viver do passado literalmente, mas um trágico passado. Seu irmão Ben é acusado de ter matado sua mãe Patty e suas duas irmãs Michelle e Debby. Preso, passados 24 anos do trauma, Ben está preso e ela vive com os poucos dólares que lhe sobraram de pessoas que doaram para a pobre menina de 7 anos que tinha visto o irmão dizimar a família. 
Libby é uma protagonista incomum, não se consegue gostar dela de imediato, o jeito frio que aprendeu a lidar com a dor, o desdém que teve com quem lhe acolheu após o ocorrido - sua tia não aguentou ficar com ela pois ela só causava problemas, incluindo assassinar seu cão - e o modo como foge de ganha dinheiro que não seja como vítima incomodam no início.
Nada que uma autora com o talento de Gillian não nos faça perceber que se não fosse por isso não chegaríamos às verdades do que realmente aconteceu naquela noite de 1985.
Ao procurar continuar ganhando algo com sua tragédia particular Libby encontra o Kill Day, mais precisamente um dos melhores personagens da trama : Lyle Wirth. Por causa dele, mesmo que não percebendo que ele o influencia no que nunca pareceu ligar, em saber a verdade, ela vai atrás de provas de que seu irmão realmente matou sua família.
E então começam as dúvidas, há muitos personagens que entram na história, uns por mais culpados que pareçam ser somem sem terem cometido nenhum crime grave, outros que não prestamos tanto atenção começam a ter papel fundamental para entendermos o gigante quebra-cabeça que pode decepcionar alguns leitores quando formados, mas que para mim foi genial.
A menina sobrevivente do drama familiar que nunca quis saber do irmão suposto culpado e muito menos do pai Runner que não era flor que se cheirasse , de repente dá uma guinada e corre atrás de todo o prejuízo do passado,e o que ela encontra é no mínimo intrigante. Não há muitas verdades, todos mentem e sobra para nós não conseguir dar pausa no livro sem entender o que houve.
De certa forma a autora nos coloca no mundo atual  e doentio de terem legiões de fãs que veneram assassinos e que tem fã clubes para eles, ou de moças que querem se casar com condenados à morte. 
O sadismo em querer saber do passado de Libby só prova que ser vítima a faz aproveitadora da tragédia no pior dos sentidos, ela alimenta o lado doentio do ser humano de se encantar com mortes bizarras, prova disso é que ela escreve livros e vende objetos da família para admiradores de sua família morta.
Acho incrível como Gillian mais uma vez faz um livro com uma história na medida certa, sem enrolações, de um modo que o suspense se sustenta até não ter mais o que contar. O filme estreia essa semana no Brasil, e eu estou contando os dias para vê-lo. 

5 comentários:

  1. Gilllian é fantástica e mesmo só tendo lido Garota Exemplar dela e desejando demais Objetos Cortantes, sei do trabalho maravilhoso que ela faz com as letras..e o jogo de suspense que poucos desvendam no início de suas leituras!
    Tenho namorado este livro desde que foi lançado e claro, não vejo a hora de poder ver o filme também. A história deve prender demais. É como uma grande teia se formando e se completando!
    Lerei com certeza e descobrirei os mistérios que envolvem a mocinha interesseira..ou não?rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau
    Essa é a primeira resenha desse livro que li, mas só pelo título e capa eu já queria lê-lo
    Fiquei pensando se a protagonista não tem culpa no cartório... sei lá, né? Ok uma pessoa se tornar fria depois de um acontecimento trágico dele, mas ela realmente parece ter algo a esconder. Não sei... espero poder ler esse livro em breve! E logo em seguida, assistir ao filme <3

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  3. Preciso desse livro urgente! Quero lê-lo antes de assistir ao filme. Gillian sempre arrasa.

    ResponderExcluir
  4. nossa tao surpreendente como os outros dela, ela e mto boa quando a funçao é escrever
    ainda bao li esse, amsi espero mto ler em breve..bjoos

    ResponderExcluir
  5. Gente mas o que isso,amei a resenha,adoro um suspense,embora acho o tema meio pesado,mas quero já.... bjin

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)