sábado, 14 de janeiro de 2017

[Resenha] Azul É A Cor Mais Quente @emartinsfontes

Título Original: Le  bleu est une couleur chaude
Título no Brasil: Azul é a cor mais quente
Autora: Julie Maroh
Editora Martins Fontes
Tradução de Marcelo Mori
Número de págs: 158
#8








O filme de Azul é a cor mais quente fez tanto sucesso que lotou as salas de cinema e o livro que já era um sucesso esgotou em muitas livrarias. Fiz o caminho inverso e após assistir ao filme ( tem crítica aqui) comprei o livro na Bienal de 2015 e o li somente agora.
Em formato de HQ a autora nos leva para o mundo de Cleméntine e Emma, duas moças que se apaixonam, bom, isso você já sabe.
Mas o que eu não sabia era que o livro é diferente do filme, em algo crucial, e essa diferença é tão importante que muda totalmente o que achei de uma das protagonistas.
Logo no início Emma, a moça de cabelos azuis, está no ano de 2010 e se prepara para ficar na casa dos pais de Cleméntine. Como assim? Não sei como falarei desse livro sem spoilers, mas ele começa com o que de mais importante aconteceu após o envolvimento das duas e de como será a vida daqui para frente.
Indo e vindo na história, Emma vai relembrar desde o dia que esbarrou com sua amada, e quando os pais dela descobriram que elas não eram somente amigas.
Muitas cenas do livro não estão no filme, e como sempre a gente fica tentando entender porque mudaram  a história, porque sinceramente agora lendo a HQ eu a considero infinitamente melhor.
Não que tenha conseguido tirar o rosto das atrizes de minha lida, depois de visto o filme considero praticamente impossível. 
Mas ao ler pude me envolver de outra forma, já ciente do final diferente me entreguei a uma história que assim como a outra não tem o felizes para sempre mas muda drasticamente o ter ou não uma continuação para o casal.
A autora teve a delizadez nos traços de nos apresentar o mundo das moças quase que em preto e branco e colorir somente o cabelo de Emma e alguma cenas que envolviam o "azul sendo algo irresistível". 
A famosa cena de sexo é desenhada à perfeição e é tão intensa quanto.
A descoberta de Cleméntine, a paixão de Emma, o amor das duas é esmiuçado sem precisar de muitos balões, as imagens falam por si.
O que me incomodou nos quadrinhos foi a letra muito pequena, li à noite, de uma tacada só e tive que acender a luminária.
De resto, a história faz jus ao sucesso, é a declaração sincera de um casal que se ama intensamente, mas cada uma em uma fase da vida, e isso talvez faça toda a diferença para o que teremos no final.
Tal qual o filme, o livro é perfeito, e eu já queria mais livros dessa autora para ler.


9 comentários:

  1. Eu não sou mto fã d HQ e não assisti ao filme, mas a história me parece mto boa. Quem sabe eu não de uma chance....

    ResponderExcluir
  2. Bem, assisti o filme já tem um tempinho e admito, não gostei tanto assim. Talvez o sexo exagerado, tenha me chocado um pouco...ou eu simplesmente tenha achado desnecessário, já que o foco era o amor..Mas..
    Eu andei vendo o "livro" estes dias, mas por ser Hq não me prendeu muito a atenção não.
    Mas sei que para quem curte, é um presentão!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Raffa, o pouco que conheço desta estória é sobre os comentários que escutei, e preciso dizer que eu não sabia da existência do livro.
    Quando o trailer e filme foram lançados, não tive interesse em assistir. Não achei que seria uma trama que eu iria gostar, mesmo recebendo muitas críticas positivas. Por outro lado, fiquei interessada pelo HQ. Os livros sempre me envolvem mais e vendo o quanto ele é doce e delicado por envolver duas garotas descobrindo o amor, lerei assim que possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não sou fã de HQ,só li os quadrinhos da turma da monica, mas assisto quando sai em filme e desenho.
    Eu não li e não me interessei pela história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Até hoje não vi o filme, mas sempre quis ler a HQ e depois ver o filme.
    Fiquei com mais vontade de ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raffa!
    Adorei a resenha de hoje e de saber o quanto a leitura te surpreendeu, até mais do que o filme! Comecei a assistir a adaptação no ano passado, mas jamais terminei. Não me empolguei com a história como aconteceu com muitos, e portanto não tive interesse em terminar. Talvez, lendo o HQ eu goste mais, né?
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Raffa!
    Na maioria das vezes acontece isso, os livros são bem melhores que os filmes, o que me surpreendeu foi que aqui é um HQ, achei que fariam uma adaptação mais fidedigna.
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Olá, ouvi falar do lançamento do filme..
    Confesso que não o leria por não ser do tipo que sou acostumada, Apesar de parecer uma história incrível sei lá, não gostei hahaha
    Mas que capa linda!!
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive interesse de assistir ao filme, muito menos de ler o livro, porém tenho curiosidade em assistir sim adaptação, para entender o motivo de tanto sucesso. Infelizmente preferia ler o livro e narrativa normal do que em HQ.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)