quarta-feira, 20 de junho de 2018

Menina que via Filmes: O Retorno do Herói [Crítica] Festival Varilux 2018

Título Original: Le Retour du Héros
Título no Brasil: O Retorno do Herói
Data de lançamento 6 de setembro de 2018 (1h 30min)
Direção: Laurent Tirard
Elenco: Jean Dujardin, Mélanie Laurent, Noémie Merlant mais
Gêneros Histórico, Comédia

Nacionalidade França
#100







por Raffa Fustagno


O último filme que assisti no Festival Varilux desse ano não poderia ter outra pessoa, senão meu ator favorito francês, ganhador do Oscar: Jean Dujardin.
Famoso por fazer papéis em que é um tremendo canastrão, dando golpes ou dormindo com o máximo de mulheres - e as vezes homens como em Os Infiéis - do elenco, Dujardin volta na pele do Capitão Neuville. Passado no início de 1800, logo na primeira cena ele se prepara para ir até a casa de uma rica família da região, onde pedirá  a mão de Pauline ( Noémie Merlant) em casamento. Acontece que o pilantra é chamado para a guerra e deixa a moça prometendo lhe mandar cartas diárias, passados 3 anos, ele nunca mandou nenhuma. Em depressão a moça não come mais e se arrisca em uma forte chuva onde pega uma pneumonia e o médico avisa que somente ela pode não permitir que morra, já que está sem vontade de viver.

Para ajudar a irmã, Elisabeth ( Mélanie Laurent) inventa que o capitão enviou uma carta, que na verdade foi escrita por ela mesma, a irmã se recupera e ela fica viciada em contar histórias mentirosas sobre o tal capitão.
A irmã fogosa vai acabar encontrando um marido quando Elisabeth decide por fim às correspondências e dá a entender que ele morreu.
O que ela não esperava é que o fraudulento homem retornasse, como sempre foi, pobre e aparentemente sem ter lutado em guerra alguma pois de acordo com ele desertou, ele quer Pauline, ou melhor o dinheiro da família dela, então ele se hospeda na casa de amigos dela contando muitas mentiras e encantando a todos.
Vi muito de Elisabeth Bennet de Orgulho e Preconceito na protagonista desse filme. Ela não liga para o amor, não acha que casar é super necessário, ama ler e escrever e é a mais esperta de toda a família desconfiando de tudo.
Isso é tudo o que o pilantra do Capitão não queria, não espere que eles vivam uma intensa paixão, porque ele dorme como disse com praticamente todo o elenco, ou flerta com ele, o que para Elisabeth já lhe tira todo o charme, adorei isso nela.
Por mais que ela o ache bonito e tenha certa atração ela sabe que o que ele fala não se escreve, mais uma razão para eu ter amado tanto a atuação de Melanie quanto as falas de sua personagem.
Para Dujardin sobra o papel bobo, ainda que esteja bem, o ator é ótimo nisso, e as cenas tem graça, não foram poucas vezes que o público da sala que estava ria de suas mentiras.
Mas arrisco dizer que Melanie é a melhor coisa desse filme.
Ele entra em circuito em setembro. Aguardem. 


E Você conferiu todas as minhas críticas até o momento do Festival? Ele foi somente até hoje mas consegui ver 15 filmes! Vou postando aos poucos para vocês, já anotem os nomes para quando passar no circuito normal e/ou quando estiverem disponíveis em plataformas streaming. 


Excelente


Muito Bom

Bom

* Notas referentes às minhas críticas. Filmes assistidos durante o Festival Varilux 2018 de 7 a 20 de Junho. 
* Exceto O Amante Duplo assistido na cabine de imprensa
* Ainda teremos críticas dos filmes: De Carona para o Amor, O Orgulho e Marvin, todos assistidos durante o Festival Varliux 2018.

4 comentários:

  1. Raffa!
    Acho ótimo quando uma atriz se destaca mais do que o ator renomado, prova que é boa mesmo, concorda?
    Aguardemos chegar ao cinema para assistir.
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa.

    Eu com certeza curtiria assistir esse filme. Gosto quando há uma reviravolta e personagens como o Capitão, mostram-se o completo oposto.

    P.S.: Não tô na vibe de assistir filmes, mas já peguei algumas dicas. Quero muitíssimo assistir "O Amante Duplo".

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de poder conferir alguns dos filmes criticados aqui no blog(aliás, só vi críticas destes filmes aqui) e olha que ando passeando em alguns blogs..rs(quando dá tempo)
    Este filme acima parece trazer a parte histórica, o romance e claro, um pouco bom de bom humor e só por este último quesito, já me interessou e se tiver oportunidade, quero poder conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raffa
    De todas as críticas que li até agora dos filmes do festival, esse foi o que mais me encantou, adoro os filmes de época e a história ser boa, fiquei bem curiosa para saber como acaba :D

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)