sábado, 6 de novembro de 2021

Menina que via filmes: O Valor do Perdão

 



O VALOR DO PERDÃO
Reino Unido | 2018 | 115 min. | Suspense – Drama | 14 anos

Título Original: The Forgiven
Direção: Roland Joffé
Roteiro: Roland Joffé, Michael Ashton
Elenco: Forest Whitaker, Eric Bana, Jeff Gum, Morné Visser, Morné Visser, Debbie Sherman
DistribuiçãoA2 Filmes

Sinopse: Baseado na peça "The Archbishop and The Antichrist", de Michael Ashton, o filme acompanha os encontros do Arcebispo Desmond Tutu com Piet Blomfield, um assassino que procura encontrar a redenção, enquanto cumpre pena de prisão perpétua, na África do Sul, no período pós-Apartheid.

🎬🎬🎬🎬


Por Cecilia Mouta

O Valor do Perdão é um daqueles dramas fortes. Ambientado na África do Sul pós apartheid, o longa metragem mostra o trabalho do arcebispo Desmond Tutu (Forest Whitakes) numa espécie de comissão da verdade sobre os crimes ocorridos contra os negros antes do período democrático. Por estar a frente dessa comissão, Desmond Tutu vai ao encontro de Piet Blomfeld (eric Bana), condenado a prisão perpétua pelos crimes cometidos contra os negros e que busca anistia pelo seus crimes.



A trama é tão bem elaborada que conta ainda com núcleos dramáticos secundários que estão, de certa forma, ligados ao conflito principal. Do lado de fora da prisão, o personagem que conecta esses núcleos é o arcebispo Desmond Tutu e dentro da prisão é Blomfeld. O filme tem roteiro inteligente, diálogos bem elaborados e o final do filme responde exatamente o começo da trama, contando ainda com um monólogo fortíssimo da personagem Morobe (Thandi Makhubele) sobre sua filha desaparecida.

Pra mim o ponto forte desse filme, além de uma trama bem articulada e fechada, foi a atuação dos atores. Eric Bana e Forest Whitakes estão sensacionais nos seus papéis. As cenas de diálogo entre os dois, muitas delas longas, trazem muita verdade para a história. E em alguns momentos tem que ter estômago pra conseguir assistir.


Mesmo que não fosse baseado em fatos, O Valor do Perdão é um filme duro de assistir porque evidencia o racismo e a violência com a população negra. Tem cenas e diálogos pesados, é um verdadeiro drama. Mas com a clássica redenção do personagem e com um monólogo de tocar o coração, é um filme muito importante, que passa mensagens muito bonitas sobre a beleza que é não só saber perdoar, mas também saber pedir perdão. Para quem gosta de drama e drama político, super recomendo. 



*Cecilia Mouta é nossa colunista e assistiu ao filme em Cabine on-line à convite da A2 Filmes
*Com distribuição da A2 Filmes, os filmes chegam essa semana com cópias dublada e legendada (com áudio original) e pode ser adquirido no NOWLookeVivo PlayGoogle PlayMicrosoft e iTunes.

3 comentários:

  1. Apesar de ser um baita gatilho para muitas pessoas, é muito importante abordar esse tema, e não tem como ser de forma suave. Um filme para pensar e fazer lutar para que horrores assim não se repitam. E também para dividir opiniões sobre o criminoso.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Filmes baseados em fatos reais que abordam essa temática sempre são devastadores e ainda nos fazem refletir

    ResponderExcluir
  3. Uau!Que enredo forte!!!Eu ainda não conhecia sobre o filme, mas já estou me coçando para ver sim e aprender um pouco mais sobre perdão(eu sempre peço,mas não sei perdoar, fato)
    Verei com toda certeza do mundo!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)