sexta-feira, 10 de julho de 2015

Menina que via Filmes : Woody Allen - O documentário [Crítica]

Título Original : Woody Allen - A documentary
Título no Brasil : Woody Allen - Um documentário
Dirigido por Robert B. Weide
Com Woody Allen, Penélope Cruz, Scarlett Johansson mais
Gênero Documentário , Biografia , Histórico

Nacionalidade EUA
Ano : 2012


















Chega a impressionar que um documentário com um dos diretores mais famosos do mundo só chegue aos cinemas brasileiros 3 anos após lançado. Mas deixando isso de lado, quando soube que estava em cartaz aqui no Rio corri para assistir, e adorei saber mais da vida do polêmico diretor.
O ator/ diretor repleto de atos antipáticos - como o de não dar entrevistas e detestar lançamentos de filmes - abriu uma exceção e conversa durante muito tempo sobre sua infância, seus 4 casamentos , seus filmes e algumas polêmicas.
Conhecido no mundo todo por filmes como A Rosa Púrpura do Cairo, A Era do Rádio, Meia-Noite em Paris, Vicky Cristina Barcelona , entre outros , vê-lo cru, diante das câmeras, para mim que sou fã de carteirinha foi uma delícia. Amo seus filmes, até hoje não consegui assistir todos, e odeio lembrar da história de que é acusado de abusar de uma das filhas e de que sua quarta esposa é ninguém menos que a filha adotiva de sua terceira esposa. Para título de curiosidade, ele está casado com a moça até hoje e tem com ela dois filhos.
Longe de toda essa vida pessoal que não merece palmas, Woody, ou melhor Allan Stewert Konigsberg, seu nome de verdade, foi um menino judeu que não gostava nada de estudar, feioso, não curtia muito ter aulas, sonhava ser ator mas nem poderia imaginar que faria tanto sucesso, aliás, até hoje, seu filmes que mais rendeu bilheteria foi Meia-Noite em Paris.
Outro ponto alto do documentário são os depoimentos de pessoas que trabalharam com Woody, temos a ex esposa Diane Keaton, além de musas de seus filmes como Penélope Cruz, Mira Sorvino e Scarlett Johansson. Todos admirados com o talento dele para dirigir e atuar. Gênio do cinema, Woody é celebrado por muitos e os críticos costumam estar ao lado dele , o que é raro no ramo.
Atores de todas as idades como  Sean Penn, John Cusack e muitos outros também falam das qualidades de Woody, fica difícil não sair da sala de exibição querendo assistir pelo menos um de seus filmes.















Uma grande qualidade desse documentário é que o diretor Robet B Weide mantem o interesse do público no documentário, não há momentos chatos, todos são partes de uma história de sucesso de um homem amado e odiado por muitos. Não acredito que exista meio termo em se tratando de Woody, precisa dizer que recomendo?

P.S - descobri ontem que o documentário tem no Netflix, sim, isso mesmo, ou seja nem precisava ter ido ao cinema assistir. Bom, se você ainda não viu e se interessou, procure lá que você acha disponível!

5 comentários:

  1. Sou apaixonada pelo trabalho de Woody Allen. Tanto na parte ator, mas principalmente na parte, diretor! Poucos dirigem como ele! E dá gosto assistir algo que tenha sido obra desse gênio!
    Não conhecia o documentário,mas claro sabia boa parte dessa vida tumultuada dele, a pessoal...as confusões e ex mulheres furiosas!rs
    Procurarei o documentário para ver e saber mais o que há por trás dessa genialidade toda!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho que até hoje só vi 1 filme dele inteiro, o Meia-noite em Paris, gostei muito da fotografia desse filme, mas não suporto o jeito do Owen Wilson falar, eu deveria ter assistido dublado. Isso fez com que eu não gostasse muito do filme.
    Tenho vontade de ver Vicky Cristina Barcelona, mas os filmes do Woody Allen não costumam atrair a minha atenção :-/

    ResponderExcluir
  3. To querendo assisti-lo faz tempo, eu vi a indicação numa cronica da Martha Medeiros, mas ainda não vi kkkkk
    sou tão preguiçosa para assistir, mas fiquei muito curiosa para conhecer melhor o Woody.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Raffa, vou procurar, pois não sou muito chegada a ele..rs, mas fiquei curiosa pra saber sobre! Realmente os filmes são maravilhosos. A Rosa Púpura do Cairo é lindo!!! Bj

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vergonha agora acho que eu sou a única pessoa no mundo que nunca assistiu um filme sequer dele =/ pelo menos os que você citou eu nunca vi, mas como eu sou péssima de memória talvez até tenha visto. Vou procurar o documentário e os filmes dele para assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)