segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Menina que via Filmes : Livre [Crítica]

Título Original : Wild
Título no Brasil; Livre
Baseado na obra de Cheryl Strayed
Dirigido por Jean-Marc Vallée
Com Reese Witherspoon, Gaby Hoffmann, Laura Dern mais
Gênero Drama , Biografia

Nacionalidade EUA
Duração : 1h 56 min
Censura : 16 anos
Ano : 2014





Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.





Quando eu li Livre , lançado no Brasil em 2013 pela Editora Objetiva eu tive uma espécie de amor  e ódio pela protagonista. Detesto traições e ela traiu muito o marido que era um fofo com ela. Vocês pode conferir a resenha do livro aqui.
Por esse motivo não me animei muito em ver o filme, mas com a indicação de Reese - atriz que odeio, por mil motivos - ao Oscar de melhor atriz me vi obrigada. Fora que muita gente que tinha visto me disse que havia gostado muito.
Ok, lá fui eu assistir ao filme e devo dar ao braço a torcer de que Reese no papel de Cheryl Strayed está ótima, ela encarna a personagem de tal maneira que fica difícil lembrar de Legalmente Loura .
Algumas mudanças significativas ocorrem no roteiro, primeiro que no filme Cheryl somente tem um irmão e nem vemos sinal de um padrasto. No livro ela tem sim um padrasto maravilhoso que lhe apoia muito.  Na história de verdade ela tem ainda uma irmã que foge dos compromissos quando a mãe delas está com câncer. 

Narrado de outra forma, já que no filme ela faz a caminhada dela de meses pela Pacific Trail e vai relembrando tudo que já passou na vida desde criança, no livro é diferente, vamos conhecendo o lado podre dela - me refiro as inúmeras traições sem motivo e muita heroína - em partes mas depois é que vem a caminhada. 
De família humilde mas muito batalhadora, Cheryl nunca viu lhe faltar nada, fez faculdade, tinha um cara que a amava, mas a morte prematura da mãe para uma doença a desestabilizou, ela não liga para o marido, ela dorme com tudo e todos e vira uma viciada em drogas.
Na telona o filme ganha ritmo, os sustos com os animais são ótimos e a sequência é muito bem dirigida.
Ok, que alguma cenas como a que mostram as fezes dela não vi motivo para existirem, mas em sua maioria é um filme muito bom e que deu mais ênfase para a caminhada dela em busca dela mesma do que no livro onde nós vemos muito mais os erros dela - o que dá uma raiva tremenda - com quem a amava . 

Claro que a paixão do ex marido, a força e alegria de viver da mãe ( interpretada pela ótima Laura Dern) estão nas quase duas horas de duração. Ainda não vi todos os filmes indicados ao Oscar , ou melhor as atrizes, mas Reese mereceu a indicação. Arrisco dizer que o filme é um pouco melhor que o livro. 

Confiram o trailer do filme :

7 comentários:

  1. Bem, ainda não consegui ler o livro, mas quando esse filme foi indicado ao Oscar, fui logo procurar pra ver qual era a do filme.
    A princípio, achei que era bem parecido com Na Natureza Selvagem, mas depois percebi que Na Natureza foi único..e nenhum filme nunca poderá ser comparado a ele...rs
    Também não curto o trabalho da atriz,nada contra, mas também nada a favor..
    Provavelmente verei assim que tiver oportunidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que tinha essas mudanças no enredo ... Olha no começo eu fiquei meio resistente a pensar em ver o filme, porque eu não gosto muito da Reese .. So me lembro dela em friends, e em Legalmente loira ... Mas como eu ouvi falar muito bem do filme , e agora lendo a resenha , vou ver !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nao li nem o livro nem ainda ver o filme, mais tbm nao me chamou mto a atençao nao sei la a historia e mto sem graça hahahah talvez eu esteja errada, mais so lendo pra saber neh kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu li este livro o ano passado e, confesso que também fiquei com ódio da protagonista rsrsrs, e esse foi um dos motivos de eu não ter vontade de ver o filme e também por não achar o livro tão bom assim como Oprah cita na capa do livro.
    Agora que você que também sentiu o mesmo que eu, gostou em partes do filme pode ser que eu veja o filme para tirar minhas conclusões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro mas depois que você disse que é diferente do filme me deu muita vontade de ler o livro e ver o filme. Eu gosto da Reese, ela protagonizou o filme E se fosse Verdade e alguns outros esse em particular eu gosto mais.

    ResponderExcluir
  6. Não quero nem ver as minhas fezes, quem dirá as dos outros, desnecessário.
    Não li o livro e não to com a mínima vontade de ver esse filme, sinceramente.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto dessa atriz acho ela muito sem sal,não me motivei a ver esse filme por causa disso,não sei se verei ..quem sabe um dia?! =P

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)